Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2010 - 10h01

Candidatos aproveitaram mal segundo turno; ouça análise

Publicidade

FABIO RODRIGUES
DE SÃO PAULO

O segundo turno é uma forma de valorizar a disputa presidencial, mas ele não foi bem aproveitado pelos candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

Ouça a Rádio Folha
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

De acordo com o cientista político Rui Tavares Maluf, da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, houve um maior número de debates nessas eleições, mas com um menor nível de politização.

"Alguns temas insistiram em permanecer na pauta e acabaram encobrindo assuntos mais relevantes que poderiam ter sido bem explorados, sobretudo por parte da oposição", diz o professor.

Democracia

Aborto e religião dominaram o debate político no segundo turno da campanha presidencial de Dilma e Serra. Os temas ganharam espaço na mídia e geraram discussões em todas as camadas da sociedade.

Para Maria Tereza Micelli Kerbauy, professora de pós-graduação do Departamento de Política e Antropologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara, há uma explicação:

"Houve modificação na perspectiva do eleitorado em torno das expectativas dele em relação aos candidatos, por isso esses assuntos dominaram o segundo turno", diz.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página