Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2010 - 11h57

Guerra entre Coreias é pouco provável, dizem analistas

Publicidade

FABIO RODRIGUES
DE SÃO PAULO

Apesar de a possibilidade não ser descartada, analistas apontam que uma guerra entre a Coreia do Sul e Coreia do Norte é pouco provável.

A Coreia do Norte disparou nesta terça-feira quase 50 peças de artilharia contra uma ilha sul-coreana, matando dois soldados e deixando outras 18 pessoas feridas. O ataque provocou uma reação imediata da Coreia do Sul, que enviou caças de guerra F-15 e F-16 à região.

Veja galeria de imagens dos ataques
Ouça a Rádio Folha
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"O cenário de conflito é bastante grave, mas eu diria que a probabilidade de haver guerra é muito baixa", diz o especialista em relações internacionais Eduardo Viola, da UnB (Universidade de Brasília).

Eduardo Viola

O aumento de tensão entre os dois países, entretanto, preocupa a comunidade internacional. Nesta quarta-feira, os Estados Unidos e a Coreia do Sul definiram que irão realizar no próximo domingo (28) uma série de manobras militares conjuntas em resposta ao ataque norte-coreano ocorrido ontem.

"Os Estados Unidos querem que a China se comprometa a pressionar a Coreia Norte ou pare de ajudar o país. O que os chineses fazem é dizer que estão preocupados com a situação. Mas é claro: de onde vem essa tecnologia toda da Coreia?", questiona Williams Gonçalves, professor da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

Williams Gonçalves

Para Alexandre Uehara, coordenador do curso de relações internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco, as manobras da Coreia do Norte mostram um certo sinal de desespero de um país que necessita de recursos, mas que se isolou do resto do mundo.

Alexandre Uehara

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página