Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2010 - 12h46

Acordo com a indústria reduz gordura dos panetones

Publicidade

DE SÃO PAULO

Um dos itens presentes na ceia do Natal, o panetone, está mais saudável. Os fabricantes do produto reduziram a quantidade de gordura trans em 2%, segundo levantamento do Ministério da Saúde.

Ouça a Rádio Folha
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

O limite foi baseado em recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e firmado em acordo entre a Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) e o ministério.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, destaca a importância e os próximos passos da iniciativa que busca melhorar a alimentação dos brasileiros.

Panetones

"Temos ainda dois problemas a avançar: primeiro, a área de margarina, foi a área que avançou menos e, de outro, lado o resto do mercado de produtores. Nós vamos ter que fazer um grande esforço agora para que a oferta de matéria prima para esse pequeno produtor já venha em condições adequadas", disse.

O ministro acrescenta que a organização estabeleceu o limite 5% de gordura trans do total de gorduras nos alimentos industrializados e 2% do total de gorduras em óleos e margarinas, panetones, pratos prontos, biscoitos, bolos e cremes vegetais.

Segundo Temporão, o próximo desafio é reduzir o uso de sal nos produtos alimentícios.

"Nós já entregamos à Abia um documento técnico com algumas metas de redução entre 15% e 50% do teor do sal nos alimentos. Vai haver a partir de agora todo o desenvolvimento de um trabalho técnico, que é um estabelecimento de metas para que esse trabalho continue avançando", declarou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página