Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2010 - 15h28

Vítimas de vandalismo no Rio aguardarão até 20 anos para ter indenização

Publicidade

TAINÁ TONOLLI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Desde o começo dos ataques no Rio de Janeiro, no último dia 21 de novembro, já foram incendiados 109 veículos. O ressarcimento do prejuízo não será fácil, principalmente para os proprietários que não têm seguro contratado.

Leia a cobertura completa sobre os ataques no Rio
Ouça a Rádio Folha
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Para quem teve o carro incendiado no Rio de Janeiro, a primeira providência a ser tomada, de acordo com Mário Sérgio de Almeida Santos, presidente do Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo), é avisar às autoridades e retirar o veículo da rua, pois o dono do veículo ainda será responsável por ele.

De acordo com ele, o seguro pode apelar para uma cláusula comum das apólices, que não obriga o pagamento se o dano for causado em ato de vandalismo.

Já o diretor da Fenseg (Federação Nacional de Seguros Gerais), afirma que as seguradoras devem arcar com os prejuízos. No caso de uma recusa, a Fenseg deve ser comunicada.

Entretanto, sofrerão mais os que pretendem acionar o Estado para conseguir indenização. Luis Felipe Massola, advogado e gestor do jurídico do Escritório Modelo da PUC SP, explica que, por conta da burocracia e demora do Estado, o cidadão pode demorar até 20 anos para ter o dinheiro na conta. De acordo com ele, esse tipo de processo é "um investimento para gerações futuras".

Abaixo, os especialistas falam sobre os direitos do cidadão neste caso e como os prejudicados devem proceder.

Seguros

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página