Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2010 - 11h14

Ronaldo Lemos: Nova mania da internet é medir em tempo real informações de saúde

Publicidade

DE SÃO PAULO

Há uma mania nova na praça: usar a tecnologia para medir em tempo real informações de saúde. Para quem sofre de doenças como diabetes é comum, por exemplo, verificar o nível de glicose no sangue várias vezes. Só que essa nova onda envolve pessoas saudáveis que decidiram acompanhar (e postar on-line) seus dados de saúde.

Ouça a Rádio Folha
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

A prática vem sendo chamada de "quantified self" (algo como "eu em números"), explica o colunista Ronaldo Lemos. O assunto é destaque na coluna "Internets" no caderno Folhateen desta segunda-feira (íntegra disponível para assinantes do jornal e da UOL).

Muita gente passou a medir constantemente batimentos cardíacos, pressão arterial, calorias e a lista de alimentos ingeridos, montando tabelas com tudo. Usam
aparelhos como o Zeo, que fica preso à cabeça e mostra em detalhes a qualidade do sono. Ou o Fitbit que é colocado na cintura e mede a quantidade de exercícios diários.

"Tem um lado que eu acho bastante assustador nessa nova mania da internet que é a obsessão pela prática", comenta Lemos no áudio abaixo.

Ronaldo Lemos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página