Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2011 - 16h24

Problemas emocionais de vítimas das chuvas preocupa Teresópolis (RJ)

Publicidade

DO RIO

A partir da próxima semana, os moradores de Teresópolis (RJ), vítimas das enchentes, terão atendimento psicológico e psiquiátrico.

Cerca de 100 pessoas, entre efetivos da Secretaria Municipal de Saúde da cidade e voluntários, vão prestar atendimento às pessoas que passam por estresse pós-traumático devido à perda de parentes, da casa e que também sofrem por medo de pegar doenças.

A iniciativa é uma parceria da secretaria com instituições de ensino superior do município e estabelecimentos de psiquiatria, psicologia e psicanálise.

Em entrevista ao portal do Ministério da Saúde, a subsecretária de Saúde de Teresópolis, Luciana Borges, explicou qual será o procedimento adotado.

"Nós vamos fazer uma abordagem coletiva e individual nesses abrigos de acordo com a demanda da população. Fazer psicoterapia focal, determinada para esse estresse pós-traumático imediato. Atividades lúdicas com as crianças, acompanhamento dos pacientes que estão desabrigados, e tratamento psiquiátrico dos pacientes que já eram da rede municipal", diz.

Luciana Borges

De acordo com Borges, nesta sexta-feira (21) e no sábado (22) será realizada uma oficina para organizar o auxílio às vitimas. A ideia é que na próxima segunda-feira (24) os moradores já comecem a ser atendidos.

MORTES

A Defesa Civil informou nesta quinta-feira que subiu para 744 o total de pessoas mortas na região serrana desde a semana passada. As cidades que tiveram óbitos são Nova Friburgo (357), Teresópolis (302), Petrópolis (64) e Sumidouro (21).

Além disso, há 13.830 pessoas fora de suas casas na região, sendo 7.780 desalojados --que estão em casa de amigos ou parentes-- e 6.050 desabrigados, ou seja, dependem de abrigos públicos. Petrópolis é a cidade com maior número de pessoas fora de casa, com 3.600 desalojados e 2,8 mil desabrigados.

Já em Nova Friburgo há 3.220 desalojados e 1.970 desabrigados, e Teresópolis, 960 desalojados e 1.280 desabrigados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página