Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2011 - 08h44

Correspondente relata expectativa em torno da queda de Gaddafi; ouça

Publicidade

ENVIADO A TOBRUK (LÍBIA)

A expectativa em torno da queda do ditador Muammar Gaddafi está cada vez maior na Líbia, informa Marcelo Ninio, correspondente da Folha no Oriente Médio. Segundo ele, a parte leste do país está tomada de manifestantes e "não há mais sinal do ditador Gaddafi".

Acompanhe cobertura das revoltas nos países árabes
Eliane Cantanhêde: Economia mundial aguarda a queda de Gaddafi
Editor de Mundo explica revolta na Líbia

No áudio abaixo, o jornalista relata que a precariedade nas comunicações e a falta de armas pesadas fazem com que os desertores tenham grandes dificuldades de enfrentar o Exército pró-Gaddafi. Ouça.

Ninio

Mercenários estrangeiros e a milícia leal ao ditador líbio, Muammar Gaddafi, tentaram nesta quinta-feira conter o avanço da oposição sobre seu reduto na capital Tripoli e atacaram duas cidades próximas em confrontos que deixaram ao menos 15 mortos.

A oposição, contudo, continua cada vez mais forte e já controla uma base militar aérea e importantes centros de produção de petróleo.

Os mais violentos combates ocorreram em Zawiya, a 50 km oeste de Tripoli. Uma unidade do Exército ainda leal a Gaddafi abriu fogo com armas automáticas contra uma mesquita onde moradores --alguns armados com rifles-- declararam apoio aos protestos na capital.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página