Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2011 - 14h29

Moacyr Scliar era um escritor universal, diz Mario Prata

Publicidade

DE SÃO PAULO

Moacyr Scliar era um escritor universal. Apesar de ele ser gaúcho e muitas de suas histórias se passarem em Porto Alegre (RS), ele não era regionalista, diz o escritor Mario Prata.

Scliar morreu neste domingo aos 73 anos devido à falência múltipla dos órgãos, segundo o Hospital das Clínicas de Porto Alegre. Ele estava internado desde o dia 17 de janeiro quando sofreu um AVC (acidente vascular cerebral).

"É uma pena, eu acho que ele era muito jovem para ter falecido", diz Prata, que era amigo do escritor. Segundo ele, a relação se fortaleceu durante os encontros com Scliar em feiras literárias.

"Era sempre muito bom ouvir as palestras dele. Tinha o mesmo jeito coloquial e simples dos romances dele", ressalta Prata.

Mário Prata

CARREIRA

Nascido em Porto Alegre e formado em medicina, o escritor e colunista da Folha publicou mais de 70 livros entre diversos gêneros literários: romance, crônica, conto, literatura infantil e ensaio.

Sua obra tem forte influência da literatura fantástica e da tradição judaica.

Integrante da Academia Brasileira de Letras desde 2003, Scliar recebeu prêmios Jabuti, uma das mais prestigiadas premiações literárias do país, em 1988, 1993, 2000 e 2009.

Entre suas obras mais importantes destacam-se os livros 'A Guerra no Bom Fim', 'O Centauro no Jardim', 'O Exército de um Homem Só' e 'Max e os Felinos'.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página