Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2011 - 07h47

Especialistas alertam para sintomas da dengue "camuflados" em crianças

Publicidade

DE SÃO PAULO

Febre, dores no corpo e indisposição. Os sintomas da dengue podem ser facilmente confundidos, em crianças, com os de uma gripe. No entanto, o Ministério da Saúde alerta para a possibilidade de ser a doença transmitida pelo Aedes aegypti.

Leia cobertura completa sobre a dengue

Segundo especialistas, os sintomas da dengue podem ser facilmente "camuflados" no caso dos pequenos, o que leva à demora no tratamento.

Profissionais de saúde e pais devem estar atentos aos sinais da doença, alerta o secretário de Vigilância à Saúde, Jarbas Barbosa.

"Se a família percebe que a criança apresenta esse quadro de vômito continuado e de dor abdominal, tem que ser levada urgentemente ao serviço de saúde, porque ela pode estar fazendo uma forma grave de dengue que pode evoluir para um caso grave e, em poucas horas, até matar", diz.

A dengue pode ser mais perigosa ainda nos bebês, pois a evolução do quadro é súbita. Neste caso, os pais devem ficar alertas aos choros persistentes e à irritabilidade.

Dengue

Casos

Uma jovem de 19 anos morreu vítima de dengue hemorrágica no Rio, neste fim de semana. Ela foi internada sábado (2) no hospital Barra D'Or, mas não resistiu e morreu pouco depois.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que mapeou mais de 11 mil possíveis focos do mosquito Aedes aegypti durante a realização da Caminhada contra a Dengue. Foram identificados no total 11.354 criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Desde o começo deste ano, 31 mil casos de dengue foram registrados no Estado, e mais de 20 pessoas morreram.

São Paulo

O governo de São Paulo confirmou nesta segunda-feira (4) o primeiro caso de dengue tipo 4 no Estado. Agora, a preocupação da Secretaria de Saúde é com a circulação desse novo vírus em 2012.

O vírus tipo 4 não é mais agressivo do que os outros três, mas aumenta o risco de epidemia porque menos pessoas estão imunizadas contra ele.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página