Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2011 - 17h36

Crítico fala sobre balé de Pina Bausch e peça que estreia em SP

Publicidade

TAINÁ TONOLLI
DE SÃO PAULO

A Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, companhia de dança fundada pela coreógrafa, desembarca em São Paulo para encenar o espetáculo "Ten Chi" (Céu e Terra) inspirado no Japão e criado na época em que ela morou no país, em 2004.

O crítico da Folha e autor do livro "Pina Bausch" Fabio Cypriano fala que a coreógrafa sempre usava cidades para se inspirar. "Ela não fez só peças dessa forma, também criava a partir de estímulos pessoais, mas muitas das suas peças foram criadas a partir de estímulos locais, ou seja, cidades", diz o jornalista. Entre os lugares estão Lisboa, Palermo e no Brasil, São Paulo, Rio e Salvador, que deu origem à peça "Água" (2001).

De acordo com Cypriano, a peça que estreia em São Paulo é "escura". Ele explica que "as peças tem as cores de onde ela se inspira, então essa peça é mais séria".

Fabio Cypriano

O trabalho de Pina Bausch continua rodando o mundo mesmo após a morte da coreógrafa em 2009. Isso é possível pela sua dedicação à companhia, com a qual trabalhou exclusivamente desde 1979.

Ela criava as peças baseadas na personalidade dos bailarinos, o que deve se perder em algum tempo. Cypriano acredita que "é uma espécie de último suspiro da companhia. Dificilmente vão conseguir se reinventar porque não estão fazendo peças novas".

Como os bailarinos são fundamentais nas peças, é difícil pensar numa continuidade na criação. "Quando esse elenco começar a se dispersar, acho que o espírito da Pina vai deixar de existir", diz Cypriano.

No espetáculo "Ten Chi", o crítico destaca o cenário que conta com caudas de baleias e uma chuva de pétalas que simulam neve. "Ela dizia que a vida é supercomplicada, e que o palco não podia então ser uma coisa simples".

Fabio Cypriano

Ursula Kaufmann/Divulgação
Cena do espetáculo "Ten Chi", da companhia Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, que estreia em São Paulo nesta quinta-feira
Cena do espetáculo "Ten Chi", da companhia Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, em cartaz em São Paulo

Pina Bausch Tanztheater Wuppertal
Onde: Teatro Alfa Sala A. R. Bento Branco de Andrade Filho, 722, Santo Amaro, tel.: 11 5693-4000.
Quando: Até 19/04
Quanto: R$ 60 a R$ 200

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página