Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2011 - 14h10

Remédios vencidos deverão ser devolvidos às farmácias

Publicidade

DE SÃO PAULO

Pesquisa do Departamento de Engenharia Ambiental da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas Oswaldo Cruz revelou que a maior parte das pessoas não conhece os impactos ambientais e os danos à saúde que podem ser causados pelo descarte inadequado de remédios vencidos.

As formas mais comuns são jogar os medicamentos no lixo doméstico ou na pia ou vaso sanitário. Por isso, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) apresentou ao Senado um projeto prevendo a devolução dos remédios vencidos nas próprias farmácias.

Cyro Miranda

"Que o usuário, ele seja o responsável, ele vai ter que devolver isso no estabelecimento de compra. Hoje o usuário de medicamentos, ele está descartando isso no lixo comum, então você está propiciando a desencadear uma infecção, doenças seriíssimas", disse.

As farmácias ou distribuidores, por sua vez, devem fazer a devolução aos fabricantes ou importadores, que vão ser os responsáveis finais pela destinação ambiental apropriada. Mas um ponto fundamental, na opinião de Miranda, é explicar para a população não somente a forma correta de jogar fora remédios velhos, mas o risco de tomá-los depois da validade vencida.

"O brasileiro ele acha que está imune, que aquilo de um mês, dois meses vencidos não tem problema nenhum. E nós temos que mostrar através de uma campanha os malefícios que fazem os medicamentos vencidos, depois de um certo tempo aquilo fica automático", ressaltou.

A proposta estabelece que os remédios de uso veterinário também deverão ser recolhidos. O projeto será analisado pelas comissões de Assuntos Sociais, de Agricultura e de Meio Ambiente, e caso aprovado, segue para a Câmara dos Deputados.

As informações são da Rádio Senado

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página