Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2011 - 16h12

FMI vê piora no horizonte; ouça correspondente da Folha

Publicidade

DE WASHINGTON

A crise econômica mundial está entrando em uma nova fase, e o horizonte é de piora. É essa a mensagem do Fundo Monetário Internacional em sua reunião anual em Washington.

Em uma série de relatórios, as projeções para o crescimento mundial estão sendo rebaixadas. A diferença é que, desta vez, a crise, se piorar, deve pegar os países emergentes --que puxaram a recuperação econômica após a crise de 2008.

O presidente do Banco Mundial o americano Robert Zoellick, afirmou em entrevista coletiva nesta quinta que os países em desenvolvimento não estão tão bem preparados para lidar com novas turbulências como estavam em 2008. Além disso, ele mostrou preocupação com o risco de medidas protecionistas nessas economias, o que pode prejudicar o comércio mundial e atravancar ainda mais a recuperação.

"Essa sensação de que os emergentes serão atingidos ficou evidente na entrevista conjunta dos países dos Brics, Brasil, Rússia, Índia China e África do Sul, que expressaram temores de que suas moedas se desvalorizem ainda mais", disse a correspondente da Folha em Washington, Luciana Coelho.

Nesta quinta-feira o dólar chegou a ser cotado a R$ 1,96.

Luciana Coelho

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página