Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2011 - 11h01

Israel liberta seis dos 27 integrantes de flotilha que foi para Gaza

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM JERUSALÉM

Israel libertou seis dos 27 passageiros e tripulantes de dois barcos, um irlandês e outro canadense, detidos na sexta-feira após tentarem romper o bloqueio israelense da faixa de Gaza, disse neste sábado um porta-voz do ministério do Interior.

Comandos da marinha israelense abordaram o Saoirse ("Liberdade", em gaélico) e Tahrir ("Libertação", em árabe) quando se dirigiam a Gaza. Os dois barcos foram interceptados e escoltados na sexta-feira à noite ao porto israelense de Ashdod, ao sul de Tel Aviv.

Entre as seis pessoas libertadas estão dois tripulantes gregos, três jornalistas e um árabe israelense, indicou à France Presse a porta-voz Sabine Haddad.

Os outros 21 seguem detidos em Ramallah, perto de Tel Aviv, enquanto o procedimento de expulsão levará ao menos 72 horas. Entre estas pessoas figuram 14 irlandeses, assim como cidadãos do Canadá, Reino Unido, Austrália e Estados Unidos.

Os dois barcos partiram da Turquia com estas 27 pessoas a bordo (incluindo cinco jornalistas) e 30 mil dólares em medicamentos, e tinham como lema não resistir à marinha israelense.

Israel, que considera estas tentativas como "provocações", defende fervorosamente seu direito de manter o bloqueio à faixa de Gaza, para, segundo afirma, impedir o contrabando de armas neste território, sob a administração do grupo islamita Hamas.

Em maio de 2010, uma frota pró-palestina foi detida pela marinha israelense durante uma interceptação muito polêmica, que deixou nove mortos e provocou uma crise diplomática entre Turquia e Israel.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página