Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2011 - 21h19

Irã trabalhou para fabricar armas nucleares, diz ONU; veja cronologia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um aguardado relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) indica que o Irã trabalhou de forma estruturada para a produção de tecnologia nuclear, possivelmente com o intuito "específico" de fabricar armas atômicas e que ainda pode estar desenvolvendo este tipo de armamento.

Itamaraty analisa relatório da AIEA sobre Irã
EUA podem aplicar mais sanções contra o Irã após relatório da ONU
Rússia diz que relatório da ONU sobre Irã virou "fonte de tensões"
Em reação, Irã diz que relatório da ONU tem "motivações políticas"
Leia relatório da ONU na íntegra, em inglês
The Guardian: Um ataque ao Irã seria desastroso

O relatório vê indícios "preocupantes" de que Teerã ainda possa estar desenvolvendo as tecnologias necessárias para a fabricação de armas atômicas, mas diz que tem informações suficientes sobre um "programa estruturado" somente até 2003.

Embora não afirme categoricamente que Teerã já possua a bomba nuclear, o relatório das Nações Unidas afirma repetidamente que o país vem dominando cada vez mais a tecnologia para a fabricação deste tipo de armamento.

Em sua análise, o organismo das Nações Unidas deixa claro que há informações "críveis" que indicam que o "Irã pôs em prática atividades destinadas ao desenvolvimento de um dispositivo explosivo nuclear".

Veja cronologia em torno do programa nuclear do Irã desde 2005:

2005

- 8 de agosto: Poucos dias após a posse do presidente ultraconservador Mahmud Ahmadinejad, o Irã retoma suas atividades nucleares em sua fábrica de conversão de urânio de Ispahan (centro), suspensas desde 2004 após um acordo com a UE-3 (França, Alemanha e Grã-Bretanha).

2006

- 10 de janeiro: Irã rompe os lacres de várias instalações de pesquisa nuclear.

- 5 de fevereiro: Irã suspende a aplicação do protocolo adicional do Tratado de Não Proliferação.

- 11 de abril: Irã anuncia que realizou seu primeiro enriquecimento de urânio (3,5%), e depois 4,8% em maio.

- 31 de julho: O Conselho de Segurança da ONU vota a resolução 1696 que exige que o Irã pare com suas atividades de enriquecimento até o dia 31 de agosto sob pena de sanções.

- 23 de dezembro: Sanções econômicas da ONU (reforçadas em março de 2007 e em março de 2008).

2007

- 9 de abril: Irã anuncia que passou ao enriquecimento industrial.

2008

- 26 de julho: Ahmadinejad declara que o Irã possui de 5 a 6 mil centrífugas.

2009

- 9 de abril: Irã inaugura em Ispahan a primeira usina de fabricação de combustível nuclear e anuncia que já instalou 7 mil centrífugas em Natanz (centro).

- 5 de junho: Irã acumulou 1.339 kg de urânio fracamente enriquecido UF6, estima a AIEA (cerca de 2.065 kg atualmente).

- 25-28 de setembro: A revelação de uma instalação secreta de enriquecimento em Fordoo, próximo a Qon (centro), provoca um escândalo.

- 21 de outubro: A AIEA propõe a Teerã que entregue uma grande parte de seu urânio levemente enriquecido (3,5%) para a Rússia, responsável por enriquecê-lo a 19,75% antes de ser transformado na França em combustível para o reator de Teerã. Esta oferta é negada no dia 18 de novembro.

- 27 de novembro: A AIEA condena o Irã por seu programa nuclear.

- 29 de novembro: Teerã anuncia que quer construir dez novas fábricas de enriquecimento e produzir urânio enriquecido a 20%.

- 12 de dezembro: O Irã propõe uma troca simultânea de combustível enriquecido a 3,5% e 20% por lotes de 400 kg. As grandes potências a rejeitam.

2010

- 9 de fevereiro: Irã começa a enriquecer urânio a 20% em Natanz.

- 18 de fevereiro: A AIEA está preocupada com as informações segundo as quais o Irã poderia estar fabricando uma bomba atômica.

- 1 de março: Rússia está de acordo com novas sanções, mas "específicas".

- 17 de março: Irã está disposto a trocar em apenas uma ocasião, em seu território, 1.200 kg de seu urânio enriquecido a 3,5% contra 120 kg de combustível a 20%.

- 31 de março: China aceita negociar na ONU eventuais sanções.

- 6 de maio: Irã convida os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU para um jantar em Nova York.

- 11 de maio: A Alta Representante da UE para Relações Exteriores, Catherine Ashton, afirma que está disposta a discutir diretamente com o Irã, que aceita.

- 17 de maio: Irã, Turquia e Brasil adotam uma proposta de troca em território turco de combustível nuclear iraniano tendo como contrapartida urânio enriquecido a 20%. Entretanto, as autoridades iranianas afirmam que continuarão enriquecendo urânio a 20%.

- 9 de junho: a ONU amplia as sanções. Em 1º de junho, o presidente Barack Obama promulga uma lei que prevê sanções muito claras. No dia 26, a UE reforça suas sanções.

- 21 de agosto: Teerã começa a carregar a primeira usina nuclear iraniana, construída pela Rússia em Bushehr (sul).

- 5 de dezembro: o Irã anuncia a primeira produção de pó de urânio.

2011

- 22 de janeiro: fracassam, em Istambul, as negociações entre o Irã e os Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha (grupo 5+1), que foram retomadas em dezembro, em Genebra, após 14 meses de interrupção.

- 23/24 de maio: a UE reforça suas sanções. Novas sanções americanas.

- 19 de julho: o Irã anuncia a instalação de centrífugas mais rápidas.

- 22 de agosto: o Irã anuncia a transferência de centrífugas de Natanz para Fordoo.

- 2 de setembro: a AIEA dá conta de informações sobre a possível dimensão militar do programa iraniano, indicando que desde fevereiro de 2007 o Irã produziu 4.543 kg de urânio levemente enriquecido em Natanz.

- 22 de setembro: Teerã diz estar disposto a reduzir o enriquecimento a 20% se as potências ocidentais fornecerem o combustível, proposta considerada por Washington "uma promessa vazia".

- 6 de novembro: a AIEA indica que tem "sérias inquietações" sobre o caráter militar do programa iraniano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página