Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2011 - 12h00

Inspetores da UE começam supervisão das reformas da Itália

Publicidade

DA EFE, EM ROMA

Os inspetores da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu (BCE) começaram nesta quarta-feira os trabalhos de supervisão das reformas econômicas da Itália, que seu primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, se comprometeu a realizar no dia 26 de outubro.

Em comunicado, o Ministério de Administrações Públicas afirmou que os supervisores da União Europeia (UE) receberam do titular da pasta, Renato Brunetta, documentos com os principais indicadores econômicos da Itália e os resultados obtidos pelo Executivo.

"O encontro aconteceu em um clima de absoluta colaboração", diz a nota. De acordo com o comunicado, Brunetta ofereceu detalhes aos enviados da UE sobre as reformas na administração pública que a Itália pretende realizar.

A imprensa italiana afirma que os inspetores também visitaram o Banco da Itália. A delegação é liderada pelo subdiretor-geral para Assuntos Econômicos e Financeiros, Servaas Deroose, representante da Comissão Europeia na missão de supervisão que passou pela Grécia.

Os inspetores pretendem colher informações sobre os planos e a execução das reformas econômicas do governo italiano, para depois elaborar um relatório que será levado ao Eurogrupo e apresentado para a imprensa.

A missão chega depois que o comissário europeu para Assuntos Econômicos e Monetários, Olli Rehn, enviou uma carta ao ministro da Economia italiano, Giulio Tremonti, exigindo detalhes sobre os prazos e medidas que Berlusconi se comprometeu a cumprir.

"Estaremos agradecidos se puder nos oferecer, em inglês, todos os esclarecimentos e informações solicitadas no questionário adjunto e esta carta antes de 11 de novembro de 2011", pede Rehn a Tremonti na carta publicada nesta quarta-feira pela imprensa italiana.

Na mensagem, a Comissão Europeia também exige todos os detalhes sobre a emenda aos orçamentos de 2012, na qual são incluídas algumas das reformas prometidas.

SITUAÇÃO 'PREOCUPANTE'

Em entrevista coletiva na terça-feira, Rehn disse que a situação econômica e financeira da Itália é "muito preocupante" e que a Comissão Europeia pretende ajudar o país com uma "supervisão rigorosa".

A missão da União Europeia, que é independente da supervisão do Fundo Monetário Internacional, preparará o tipo de medidas fiscais e estruturais que são necessárias para cumprir com os compromissos europeus e garantir a estabilidade fiscal e econômica.

Na terça-feira, após perder a maioria absoluta na Câmara, Berlusconi se comprometeu a renunciar assim que o Parlamento da Itália aprovar os orçamentos de 2012, algo que pode acontecer antes do fim do mês.

O anúncio de Berlusconi não conseguiu oferecer certeza ao mercado secundário de dívida, onde o rendimento dos bônus italianos a dez anos superou a barreira de 7% que obrigou a Irlanda, Grécia e Portugal a pedir o resgate econômico.

O prêmio de risco da Itália, medido pela diferença entre o bônus italiano a dez anos e o alemão do mesmo prazo, voltou a marcar novos recordes nesta quarta-feira desde a criação do euro, situando-se acima dos 546 pontos básicos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página