Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2011 - 09h59

Movimentos sociais fazem protesto às 11h11 pelo mundo

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

Em nome dos indignados, movimentos sociais, entidades civis e cidadãos em vários países programaram para esta sexta-feira dezenas de manifestações e ocupações. Os protestos foram organizados com a ajuda das redes sociais, como o Facebook e o Twitter, com o lema "Ocupem as ruas, ocupem o mundo às 11:11:11 do dia 11/11/11".

O chamado do protesto global foi liderado pelos movimentos sociais Democracia Real Já, da Espanhal; Anonymous, que envolve várias nações; e o norte-americano "Ocupe Wall Street".

No caso de Portugal, os manifestantes enviaram cartas para as autoridades criticando as dotações previstas no Orçamento Geral do Estado para 2012 e os projetos de privatização em estudo.

O Anonymous, um dos grupos que participam do protesto, é suspeito de ser o responsável por vários ataques cibernéticos nos últimos meses, incluindo sites como os das empresas Visa e Mastercard.

O movimento que se autodenomina Ocupação do Youtube 11:11 avisou que pretende publicar uma série de vídeos de protesto associados com as manifestações.

Em Londres, está convocada a chamada Noite das Mil Máscaras Anonymous, que ocorrerá em frente à catedral de Saint. Paul -- área ocupada há semanas por ativistas.

Em Barcelona, na Espanha, o local de concentração é a praça do Rei, onde haverá uma manifestação insinuando uma meditação. A ideia é protestar contra as eleições de 20 de novembro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página