Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2011 - 11h56

Mãe e filha são mortas no Afeganistão por "imoralidade"

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM GHAZNI

Uma mãe e sua filha foram assassinadas em sua casa no leste do Afeganistão nesta sexta-feira por homens armados que aparentemente as acusaram de "atividades imorais", segundo autoridades e vizinhos.

Os dois homens invadiram a casa da viúva e da filha na cidade de Ghazni e mataram as duas a tiros, indicou o chefe da polícia local, Zilawar Zahid.

O caso se soma a outras duas mortes que colocam em evidência os perigos que muitas mulheres enfrentam no Afeganistão depois que uma invasão dirigida pelos Estados Unidos há dez anos derrubou o regime taleban, que aplicava uma política repressiva contra as mulheres.

"Mataram as mulheres dentro de casa", afirmou Zahid. "Foi iniciada uma investigação para averiguar porque foram mortas e a polícia afegã prendeu dois homens relacionados ao caso".

Este policial desmentiu que as notícias que corriam pela imprensa de que as duas foram assassinadas a pedradas.

Um homem que vivia perto das duas mulheres, Mohamad Khan, disse que elas foram "acusadas de adultério e atividades imorais".

A Comissão Afegã Independente de Direitos Humanos registrou 1.026 casos de violência contra mulheres no segundo trimestre de 2011, em comparação com 2.700 casos em todo o ano de 2010.

Cerca de 87% das mulheres afegãs sofreram violência física, sexual ou psicológica, ou foram vítimas de um casamento forçado, de acordo com os números citados em um relatório da organização não governamental Oxfam no mês passado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página