Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2011 - 08h59

Mianmar libertará mais presos políticos na segunda-feira

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O regime de Mianmar vai declarar na segunda-feira uma nova anistia e incluirá prisioneiros políticos, anunciaram funcionários birmaneses neste domingo.

Em 12 de outubro, numa primeira anistia, foram libertados 6.300 detidos, entre eles 200 presos políticos.

Entre eles havia membros da LND (Liga Nacional pela Democracia), o partido dissolvido da opositora Aung San Suu Kyi. Mas não havia nenhum líder do levante estudantil reprimido de 1988, um dos mais importantes dos últimos 50 anos no país.

O número de prisioneiros políticos em Mianmar é desconhecido. Há alguns meses, as organizações de direitos humanos e o Ocidente calculavam que havia cerca de 2.000.

Mas em uma carta aberta e publicada neste domingo pelo jornal oficial "New Light of Myanmar", a comissão birmanesa de direitos humanos falou de 500 presos políticos, incluindo os 200 libertados em outubro.

O porta-voz da LND, Nyan Win, disse neste domingo que restam 500 presos políticos nas prisões birmanesas.

Em março passado, a junta militar até então no poder se dissolveu e transmitiu o comando a um governo civil. O novo regime, que continua controlado pelos militares, fez vários gestos de abertura, abrindo um diálogo com Suu Kyi e renunciando a um projeto de represa muito impopular.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página