Publicidade
Publicidade
Palestinos acusam Israel de sabotar processo de paz
Publicidade
DA FRANCE PRESSE, EM RAMALLAH
As tentativas do Quarteto para o Oriente Médio de reativar as negociações de paz entre israelenses e palestinos fracassaram após a decisão israelense de acelerar a colonização em Jerusalém Oriental, declarou nesta terça-feira em Ramallah o negociador palestino, Saeb Erakat.
"As tentativas do Quarteto (Estados Unidos, União Europeia, ONU e Rússia) para criar uma atmosfera propícia para relançar as negociações de paz e convencer Israel a deter a construção nas colônias fracassaram", afirmou Erakat.
"Israel respondeu às iniciativas do Quarteto e à reunião de segunda-feira de seus representantes com as duas partes, cujo objetivo era retomar as negociações, com o anúncio de novas construções" em Jerusalém Oriental, lamentou Erakat.
Pouco antes, o ministério israelense da Habitação anunciou o lançamento de uma licitação para a construção de 800 novas casas em dois bairros de colonização em Jerusalém Oriental anexada.
"O governo israelense é o único responsável pelo fracasso do processo de paz e das consequências disso", disse Erakat.
O governo de Binyamin Netanyahu decidiu acelerar a colonização da Cidade Santa e da Cisjordânia ocupada como uma retaliação pela recente admissão da Autoridade Palestina à Unesco, agência da ONU para a cultura.
FRACASSO DAS NEGOCIAÇÕES
Os enviados do Quarteto para a Paz no Oriente Médio não tiveram nenhum avanço na segunda-feira, depois de encontros com autoridades israelenses e palestinas separadamente, com uma proposta para reativar as negociações de paz há muito tempo paradas.
Depois das conversas, Israel ampliou o congelamento da transferência das receitas dos impostos para a Autoridade Palestina, enquanto os palestinos reafirmaram a demanda pela suspensão dos assentamentos judaicos antes que as negociações possam prosseguir.
"Os enviados continuaram a encorajar os partidos para retomarem as negociações diretas bilaterais sem atrasos ou pré-condições", segundo uma declaração cautelosa do Quarteto.
Eles "pediram aos partidos para criar um ambiente que contribua para o recomeço das conversas e para abster-se de ações provocativas".
Uma autoridade da ONU disse que os enviados teriam uma nova rodada de encontros com os dois lados em dezembro.
"O que é importante aqui é que isso é um processo", disse o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Mark Toner. "Você sabe, o progresso é pequeno", disse ele, acrescentando que as partes continuariam a trabalhar duro para chegar a um acordo.
As negociações israelenses-palestinas estão suspensas há mais de um ano, parando desde um pouco depois que começaram, em setembro de 2010, por causa de uma questão de construção de assentamentos.
O Quarteto, composto pelas Nações Unidas, Estados Unidos, União Europeia e Rússia, está tentando trazer os dois lados de volta à mesa de negociação com uma proposta traçada em setembro, pouco depois de os palestinos apresentarem um pedido para se tornarem um Estado-membro pleno da ONU.
A proposta busca a retomada das negociações dentro de um mês, com objetivo de um acordo em um ano, mas não há sinais de progresso até agora.
+ Canais
- Conheça a página da Folha Mundo no Facebook
- Acompanhe o blog Pelo Mundo
- Acompanhe a Folha Mundo no Twitter
- Acompanhe a Folha no Twitter
+ Notícias em Mundo
- Especialista em geopolítica tenta prever os próximos dez anos
- Vencedor do Pulitzer narra a história do petróleo; leia trecho
- Ex-delegado do Dops dá nome aos bois
- 'Bota o retrato do velho outra vez'; chega nova biografia de Getúlio
- Covardia é o pior dos vícios, diz Pondé
- Livro destrói mito do bom selvagem e relata guerras pré-históricas
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Trabalhadores presos morrem após explosão de túnel no Japão
- Tempestade "Beryl" se aproxima da costa sudeste dos EUA
- Oposição síria denuncia confrontos em Damasco, antes da visita de Annan
- Seis crianças morrem em bombardeio da Otan no Afeganistão
- ONU confirma morte de 32 crianças em massacre na Síria
+ Comentadas
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV