Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2011 - 15h13

Palestinos acusam Israel de sabotar processo de paz

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM RAMALLAH

As tentativas do Quarteto para o Oriente Médio de reativar as negociações de paz entre israelenses e palestinos fracassaram após a decisão israelense de acelerar a colonização em Jerusalém Oriental, declarou nesta terça-feira em Ramallah o negociador palestino, Saeb Erakat.

"As tentativas do Quarteto (Estados Unidos, União Europeia, ONU e Rússia) para criar uma atmosfera propícia para relançar as negociações de paz e convencer Israel a deter a construção nas colônias fracassaram", afirmou Erakat.

"Israel respondeu às iniciativas do Quarteto e à reunião de segunda-feira de seus representantes com as duas partes, cujo objetivo era retomar as negociações, com o anúncio de novas construções" em Jerusalém Oriental, lamentou Erakat.

Pouco antes, o ministério israelense da Habitação anunciou o lançamento de uma licitação para a construção de 800 novas casas em dois bairros de colonização em Jerusalém Oriental anexada.

"O governo israelense é o único responsável pelo fracasso do processo de paz e das consequências disso", disse Erakat.

O governo de Binyamin Netanyahu decidiu acelerar a colonização da Cidade Santa e da Cisjordânia ocupada como uma retaliação pela recente admissão da Autoridade Palestina à Unesco, agência da ONU para a cultura.

FRACASSO DAS NEGOCIAÇÕES

Os enviados do Quarteto para a Paz no Oriente Médio não tiveram nenhum avanço na segunda-feira, depois de encontros com autoridades israelenses e palestinas separadamente, com uma proposta para reativar as negociações de paz há muito tempo paradas.

Depois das conversas, Israel ampliou o congelamento da transferência das receitas dos impostos para a Autoridade Palestina, enquanto os palestinos reafirmaram a demanda pela suspensão dos assentamentos judaicos antes que as negociações possam prosseguir.

"Os enviados continuaram a encorajar os partidos para retomarem as negociações diretas bilaterais sem atrasos ou pré-condições", segundo uma declaração cautelosa do Quarteto.

Eles "pediram aos partidos para criar um ambiente que contribua para o recomeço das conversas e para abster-se de ações provocativas".

Uma autoridade da ONU disse que os enviados teriam uma nova rodada de encontros com os dois lados em dezembro.

"O que é importante aqui é que isso é um processo", disse o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Mark Toner. "Você sabe, o progresso é pequeno", disse ele, acrescentando que as partes continuariam a trabalhar duro para chegar a um acordo.

As negociações israelenses-palestinas estão suspensas há mais de um ano, parando desde um pouco depois que começaram, em setembro de 2010, por causa de uma questão de construção de assentamentos.

O Quarteto, composto pelas Nações Unidas, Estados Unidos, União Europeia e Rússia, está tentando trazer os dois lados de volta à mesa de negociação com uma proposta traçada em setembro, pouco depois de os palestinos apresentarem um pedido para se tornarem um Estado-membro pleno da ONU.

A proposta busca a retomada das negociações dentro de um mês, com objetivo de um acordo em um ano, mas não há sinais de progresso até agora.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página