Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2011 - 22h04

Novo chefe da Al Qaeda divulga vídeo com elogios a Bin Laden

Publicidade

DA REUTERS, EM DUBAI

A rede terrorista al Qaeda divulgou um vídeo no qual seu novo líder, o egípcio Ayman al Zawahiri, elogia seu predecessor, o saudita Osama bin Laden, por sua "moral superior" e "lealdade aos companheiros".

Na fita de meia hora de duração, intitulada "Dias com o Imã, Parte 1", Zawahiri, que se tornou o líder da rede em junho, depois da morte de Bin Laden, descreveu o fundador da organização como "nobre, generoso e bom".

"Tive a honra de companheirismo daquele homem por longos períodos em viagem e em diferentes circunstâncias", disse Zawahiri, que conheceu Bin Laden no Paquistão em meados dos anos 1980 quando ambos apoiavam as guerrilhas que combatiam as forças soviéticas no Afeganistão.

"O xeque Osama iria sentir uma grande tristeza se sentisse que seus irmãos no caminho da Jihad foram oprimidos ou não alcançaram sua meta justa", afirmou Zawahiri, acrescentando que ele era "leal aos seus irmãos".

Zawahiri era o principal assessor de Bin Laden e por muitos anos o cérebro por trás da estratégia da Al Qaeda.

"Ele costumava se lembrar dos 19 que atacaram a idiota da era, a América, no Pentágono, o assento de sua liderança militar, e em Nova York, o símbolo de seu poder econômico", disse Zawahiri, referindo-se aos 19 membros da Al Qaeda que perpetraram os ataques de 11 de setembro de 2001.

Zawahiri encerra a gravação dizendo que divulgará outros vídeos sobre Bin Laden. Não ficou claro quando a mensagem foi produzida.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página