Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2011 - 13h15

México quer organizar 'fórum positivo' durante Presidência do G20

Publicidade

DA ANSA, EM CIDADE DO MÉXICO

O ministro da Fazenda do México, José Antonio Meade, disse que seu país espera organizar um "fórum positivo" no qual sejam incluídos assuntos como "a volatilidade de preços, o crescimento verde" e a crise econômica durante seu período na direção do G20.

O país, que assumiu a Presidência "pro tempore" do grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia (UE), deu início imediato à preparação da agenda que será discutida na próxima cúpula do bloco, marcada para junho do próximo ano na cidade de Los Cabos, no Estado da Baixa Califórnia.

O presidente Felipe Calderón, por sua vez, declarou recentemente que o México irá buscar "saídas viáveis, tecnicamente sensatas e responsáveis, à crise econômica mundial que foi gerada, em grande parte, pela demora dos grandes líderes econômicos do mundo em tomar decisões concretas".

Durante a reunião em Los Cabos, o país vai insistir "que a mudança climática é um desafio enorme para a humanidade e que podemos e devemos encontrar alternativas de crescimento verde, de crescimento sustentável", afirmou o mandatário.

A diretora geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, que visitou o México na última semana, disse que a nação assumirá o comando do bloco durante um "momento crítico". O país permanecerá no cargo por um ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página