Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2011 - 14h47

Crise na Europa afetará economia africana, diz diretor da OMC

Publicidade

DA REUTERS, EM ACCRA

A crise de dívida na zona do euro vai continuar a prejudicar o comércio e o crescimento econômico dos países africanos por causa da dependência do continente da exportação para os mercados europeus, afirmou o diretor da Organização Mundial do Comércio (OMC) neste sábado.

"A desaceleração da economia europeia é um problema para a África", disse Pascal Lamy, em entrevista coletiva em uma conferência da União Africana.

Lamy disse que pode haver uma redução significativa no crescimento das economias africanas se a crise da zona do euro continuar piorando.

"A África ainda é dependente do comércio com a Europa, que é o seu principal parceiro comercial", disse ele. "A ordem de grandeza que você encontra na pesquisa econômica é que -1% de crescimento da Europa equivale a -0,5% de crescimento da África".

O comércio entre os 27 países da União Europeia e suas ex-colônias somou 278 bilhões de euros (373 bilhões de dólares) em 2008, segundo dados da agência Eurostat.

Países africano exportam commodities e outras matérias-primas como madeira, tabaco, cacau e petróleo para a Europa, além de produtos têxteis, enquanto importam máquinas, produtos químicos e veículos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página