Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2011 - 04h26

Partido Nacional neozelandês fecha acordo para formar governo

Publicidade

DA EFE

O Partido Nacional da Nova Zelândia, que venceu em 26 de novembro as eleições legislativas com 48% dos votos, assinou nesta segunda-feira um acordo com duas legendas minoritárias que lhe permitirá continuar ainda no comando do governo por outros três anos.

A formação, liderada pelo atual primeiro-ministro neozelandês John Key, ficou no pleito passado com a uma cadeira de conseguir a maioria absoluta após reter 60 dos 121 assentos no Parlamento da Nova Zelândia.

Key anunciou aos meios de imprensa a assinatura de um acordo de coalizão com o representante da Associação de Contribuintes e Consumidores, John Banks, e o parlamentar de Futuro Unido, Peter Dunne, que ocuparão pastas ministeriais no novo Executivo.

O Partido Nacional continua a rodada de conversas com o Partido Maori, segundo o canal de televisão local TVNZ.

Com este acordo, o Partido Nacional se assegura a aprovação no Parlamento de alguma de suas propostas eleitorais como a venda parcial das companhias estatais de energia e da companhia aérea Air New Zealand.

Key explicou que o Partido Nacional acertou com a formação de Banks medidas que "enfoquem fortemente na economia, como a disciplina fiscal e a redução dos custos das empresas".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página