Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2011 - 08h27

Zona do euro caminha para forte contração no 4º tri, diz Markit

Publicidade

DA REUTERS, EM LONDRES

A escalada da crise de dívida soberana já empurrou a economia da zona do euro para uma contração que pode ser bem pior que a prevista por economistas, sugeriram pesquisas empresariais nesta segunda-feira.

O índice de gerentes de compras da zona do euro, que é calculado pelo Markit e que mede a atividade empresarial na região, mostrou que a economia do setor privado encolheu pelo terceiro mês seguido em novembro.

Apesar de subir levemente para 47,0, ante 46,5 em outubro, o índice ainda está bem abaixo da marca de 50, que divide crescimento de contração. Além disso, o último dado foi revisado para baixo, ante leitura preliminar de 47,2.

O Markit informou que o índice composto de novembro coloca a zona do euro a caminho de uma contração econômica de 0,6 por cento no quarto trimestre, pior que qualquer previsão dos mais de 30 economistas consultados pela Reuters no mês passado.

Os últimos dados vêm no início de uma semana que deve ser crucial na resolução da crise de dívida que ameaça esfacelar o bloco monetário europeu, algo que poderia ter implicações catastróficas sobre a economia global.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página