Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2011 - 11h50

Exército israelense confirma autoria de ataque em Gaza

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Exército israelense confirmou em comunicado a autoria de um ataque aéreo nesta quinta-feira contra um carro no centro da Cidade de Gaza, que provocou a morte de dois palestinos.

O fato ocorreu numa rua do centro de Gaza. O veículo pegou fogo após o impacto do foguete e os corpos dos dois homens ficaram carbonizados. Centenas de palestinos se aglomeraram ao redor dos destroços do carro, que foi atingido no começo da tarde (horário local).

O objetivo das Forças Armadas de Israel foi um "terrorista filiado às Brigadas dos Mártires de Al Aqsa, assim como outros terroristas do norte da faixa de Gaza", afirmou a nota.

Em Tel Aviv, uma porta-voz do Exército israelense afirmou que os milicianos tinham um plano de realizar ataques contra civis e soldados israelenses na fronteira entre Israel e a península egípcia do Sinai. Segundo o Exército, um dos mortos é Issam Subahi Isamil Batash, um dos líderes das Brigadas dos Mártires de Al Aqsa, grupo armado vinculado ao Fatah.

Ainda de acordo com o Exército israelense, o radical palestino era responsável por vários atentados contra o país. O grupo armado Jihad Islâmica identificou os mortos como integrantes da facção.

Outras duas pessoas ficaram feridas no ataque. Um dos sobreviventes encontra-se em estado grave.

Israel responsabiliza o governo do Hamas na região por qualquer atividade violenta realizada contra seu território. O Hamas, grupo islâmico que se opõe a Israel, governa a faixa de Gaza desde 2007.

O clima em Gaza e no sul de Israel nas últimas semanas era de relativa tranquilidade, devido a mais um cessar-fogo assinado por ambas as partes, alcançado graças à mediação do Egito.

No dia 7 de setembro, um membro do braço armado da Jihad, o Al Qods, foi assassinado em um ataque israelense contra o seu carro perto de Deir al Balah, centro de Gaza.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página