Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2011 - 07h15

Israel reabre rampa de acesso à Esplanada das Mesquitas

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Israel reabriu nesta quarta-feira a rampa de acesso à Esplanada das Mesquitas de Jerusalém, utilizada aos visitantes não muçulmanos, dois dias depois do anúncio do fechamento por motivos de segurança.

"A rampa foi aberta nesta manhã. Está aberta normalmente para os visitantes cristãos e judeus", afirmou o porta-voz da polícia, Micky Rosenfeld.

As autoridades adotaram medidas de segurança adicionais, em particular extintores, após a visita de um inspetor da prefeitura.

Nos próximos dias serão executadas obras para garantir que a rampa --que leva à esplanada, onde ficam o terceiro local sagrado do islamismo e o Muro das Lamentações, principal ponto de peregrinação dos judeus-- seja estável e resista a um incêndio.

Israel interditou na segunda-feira a passarela de pedestres que dá acesso ao local mais sagrado e volátil de Jerusalém. A estrutura de madeira, usada principalmente por turistas não muçulmanos, era considerada insegura, mas havia temor de que sua demolição causasse uma reação violenta entre os árabes.

A passarela foi construída pelas autoridades israelenses como um improviso depois que, em 2004, uma tempestade de neve e um terremoto destruíram uma ponte de pedra que ligava o Muro das Lamentações, cultuado pelos judeus, ao terreno onde ficam a mesquita de Al Aqsa e a Cúpula da Rocha.

Qualquer obra no terreno pode ser politicamente explosiva. Em 1996, durante o primeiro mandato de Benjamin Netanyahu como primeiro-ministro, a inauguração de uma nova entrada em um túnel usado por turistas perto do complexo desencadeou protestos dos muçulmanos e tiroteios que mataram 60 palestinos e 15 israelenses.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página