Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2011 - 11h32

Mais de 200 mil manifestantes se reúnem em protestos na Síria

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM DAMASCO

Mais de 200 mil sírios participava nesta sexta-feira de uma manifestação nas ruas da cidade de Homs, no centro do país, um reduto dos protestos contra o regime do ditador Bashar Assad, afirma o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

De acordo com o OSDH, baseado em Londres, os manifestantes saíram nas primeiras horas do dia em mais de dez bairros "opostos ao regime", como Baba Amro, Al Khalidya, Deir Balaa, Jurat al Chiyah e Al Inchaat.

Por outro lado, as forças de segurança do regime de Assad mataram um civil no bairro de Deir Balaa e várias prisões foram realizadas no bairro de Hamra antes da tradicional oração de sexta-feira.

15.dez.2011/Reuters
Manifestantes se reúnem na cidade de Homs para protestar contra o regime do ditador sírio, Bashar al Assad
Manifestantes se reúnem na cidade de Homs para protestar contra o regime do ditador sírio, Bashar al Assad

Dois tanques entraram no bairro de Al Ghuta para dispersar as manifestações, e várias pessoas ficaram feridas pelas forças de segurança e por franco-atiradores.

"Também houve manifestações massivas na província de Homs em Talbissé, Tal Kalakh e Hula", completou o OSDH em comunicado.

As informações não podem ser confirmadas pela imprensa independente, que é impedida de entrar no país pelo regime de Assad.

Na segunda-feira (12), a alta comissária para direitos humanos das Nações Unidas, Navi Pillay, elevou para ao menos 5.000 o número de mortos pela repressão do regime do ditador Bashar Assad aos protestos que pedem sua renúncia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página