Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2011 - 14h15

Manifestantes no Iêmen exigem o julgamento do ditador Saleh

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM SANAA

Milhares de iemenitas saíram nesta sexta-feira às ruas de todo o país para manifestar contra a imunidade concedida ao ditador Ali Abdallah Saleh em troca de sua renúncia.

"Um julgamento é necessário e a imunidade é rejeitada", gritavam os manifestantes na capital, próximos da praça da Mudança, epicentro da contestação que exige a saída de Saleh desde janeiro.

Outras manifestações similares aconteceram em 18 cidades do país, todas convocadas por militantes que querem o julgamento do ditador pela morte de centenas de manifestantes durante a repressão.

Mohamed al-Sayaghi/Reuters
Manifestantes vão às ruas no Iêmen para pedir julgamento de ditador, que adquiriu imunidade em acordo
Manifestantes vão às ruas no Iêmen para pedir julgamento de ditador, que adquiriu imunidade em acordo

"Precisamos punir (os responsáveis) pelo derramamento de sangue dos jovens", declarou em seu sermão o imã Wahib al Sharabi em Taez, segunda maior cidade do país.

Um acordo para o fim da crise firmado no fim de novembro por iniciativa das monarquias do Golfo prevê a saída de Saleh em fevereiro de 2012. Ele é acusado de corrupção e nepotismo.

Desde a assinatura do acordo, várias manifestações foram organizadas para exigir o julgamento de Saleh. Enquanto isso, a violência continua principalmente em Sanaa e Taez, onde confrontos entre topas leais e dissidentes deixaram dezenas de mortos.

Arte Folha/Arte Folha
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página