Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2011 - 12h30

Ativista indiano deve começar nova greve de fome contra corrupção

Publicidade

DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A dinastia Gandhi que governou a Índia na maior parte dos 64 anos desde que ela conquistou a independência vem perpetuando a pobreza no país, acusaram líderes ativistas anticorrupção nesta segunda-feira que organizam um protesto por uma lei mais dura sobre o assunto.

Uma greve de fome de três dias prometida pelo ativista Anna Hazare, 74, e uma manifestação que espera contar com a presença de milhares de indianos querem pressionar o Congresso a aprovar novas regras que verifiquem ações ilegais dos políticos na Índia.

Em agosto, Hazare fez uma greve de que durou 12 dias, na qual perdeu mais de 7 kg, para protestar contra os desvios de conduta das autoridades do país e em defesa de uma lei para reforçar a luta contra a corrupção.

Prestes a parar de comer novamente, o ativista e seus simpatizantes afirmam que suas demandas não são negociáveis e se recusam a acatar o pedido do governo, que quer que os manifestantes esperem o parecer do Parlamento sobre a lei proposta antes de iniciarem a greve de fome e a onda de protestos. Os parlamentares devem debater o assunto na terça-feira.

"Por 25 anos temos lutado contra a corrupção. Os congressistas sentem que esse movimento é contra eles. Mas peço que me digam quantas vezes nesses 25 anos lideramos movimentos contra eles?", questionou Hazare.

Associated Press
Manifestante participa de ato contra corrupção em Mumbai, um dia antes de greve de fome de Hazare
Manifestante participa de ato contra corrupção em Mumbai, um dia antes de greve de fome de Hazare

A Índia é um dos países que com o ritmo de crescimento mais avançado da Ásia, mas boa parte de sua população de aproximadamente 1,2 bilhão de habitantes sofre de má nutrição e não tem acesso a serviços básicos, como eletricidade.

Hazare planeja começar sua greve de fome amanhã na cidade de Mumbai. Quase 100 mil pessoas já se inscreveram on-line para expressar apoio em pelo menos um dos três dias da manifestação com piquetes e passeatas pela cidade.

ATIVISTA

Opositores têm criticado o rascunho de lei anticorrupção defendido pelo governo por ser muito brando. Eles exigem que o premiê também seja submetido ao controle de uma agência fiscalizadora, o que o projeto atual não prevê.

Em agosto, uma greve de fome de 12 dias atraiu a atenção de todo o país para o chamado de Hazare, que chegou a ser recebido pelo primeiro-ministro, Manmohan Singh.

A greve de fome de Hazare provocou uma onda de simpatia popular nas principais cidades indianas e seu protesto foi considerado como a maior mobilização contra a corrupção desde a independência do país, em 1947.

O ativista iniciou um movimento contra a corrupção em 1991 e fez com que seis ministros fossem retirados do governo e outros 400 funcionários fossem demitidos, sempre com greves de fome e sem enfrentar ninguém violentamente.

France Presse
Ativista Anna Hazare, ao centro, promete greve de fome de três dias a partir de terça-feira
Ativista Anna Hazare, ao centro, promete greve de fome de três dias a partir de terça-feira
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página