Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2011 - 08h57

Produção industrial do Japão desaba após enchentes na Tailândia

Publicidade

DA REUTERS, EM TÓQUIO

As fábricas do Japão reduziram em mais do que o esperado a produção em novembro por causa de interrupções de fornecimento causadas pelas enchentes na Tailândia. Agora, o setor precisará lidar com os efeitos da desaceleração econômica global e da crise de dívida da Europa sobre a demanda.

A produção industrial japonesa caiu 2,6% no mês passado, declínio bem maior do que a taxa de 0,8% prevista pelo mercado, segundo dados do governo divulgados nesta quarta-feira. Isso anulou o crescimento de 2,2% registrado em outubro.

Muitas fabricantes de eletrônicos e montadoras de veículos do Japão têm fábricas na Tailândia ou dependem de peças feitas no país.

A produção de equipamentos de comunicação desabou quase um quarto, enquanto a produção de automóveis e equipamentos de transporte caiu 9,5%.

As manufatureiras pesquisadas pelo Ministério de Economia, Comércio e Indústria esperam que a produção suba 4,8% em dezembro. Com esse número, o Ministério estima que a produção industrial nos últimos três meses do ano ficará praticamente estável em relação ao terceiro trimestre.

"É provável que a demanda externa continuará a encolher no primeiro trimestre de 2012, levando em conta nosso cenário econômico global", disse Takuji Okubo, economista-chefe do Société Générale em Tóquio.

"A produção industrial parece pronta para expandir nos próximos dois meses, mas é incerto se ela pode continuar a crescer além do curto prazo", ponderou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página