Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2011 - 12h48

José Graziano chega a Roma para assumir diretoria da FAO

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O brasileiro José Graziano da Silva chegou nesta quinta-feira a Roma para assumir no próximo dia 1º a Diretoria-Geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).

Alessandro Di Meo/Efe
Brasileiro José Graziano da Silva, novo diretor-geral da ONU, discursa após ser eleito
Brasileiro José Graziano da Silva, novo diretor-geral da ONU

O ex-ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome desembarcou no aeroporto Leonardo da Vinci em um voo da companhia Alitalia.

Graziano, de 61 anos, foi eleito no último dia 26 de junho para o cargo de diretor-geral com 92 votos, do total de 180.

Ele será o primeiro latino-americano a presidir a instituição encarregada de combater a fome no mundo e vai substituir o senegalês Jacques Diouf, que ficou à frente da FAO desde 1994.

Seu mandato vai de 1º de janeiro de 2012 a 31 de julho de 2015. Ele terá pela frente a dura tarefa de reformar um organismo internacional sob críticas pesadas --a instituição já foi acusada de ser vagarosa e desperdiçar dinheiro na execução de seus programas para combate a fome.

Graziano, que ocupa o cargo de diretor regional da FAO desde março de 2006, foi ministro da Segurança Alimentar e do Combate à Fome durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva. Na pasta, o agrônomo e economista foi coordenador da elaboração do programa Fome Zero.

Durante sua permanência na FAO, conseguiu que os países da América Latina e Caribe fossem os primeiros em nível mundial a assumir o compromisso de erradicar a fome antes de 2025.

O PAPEL DA FAO

A FAO, criada em 1945 com sede em Roma, conduz as atividades internacionais encaminhadas a erradicar a fome em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento.

Na prática, a organização viabiliza fóruns de discussão entre os países, para que eles possam se encontrar e negociar acordos.

Também é papel da FAO proporcionar conhecimento através de estudos e análises, além de fornecer assistência técnica e realizar projetos junto a 191 países.

Mas os principais projetos da FAO dizem respeito à luta contra a fome. Em setembro, a organização divulgou que a subnutrição no mundo diminuiu pela primeira vez em 15 anos. Segundo o relatório, em 2010 o número de pessoas subnutridas caiu de 1,02 bilhão para 925 milhões.

Para se ter uma ideia, as metas do milênio estabelecidas pela ONU falam na redução pela metade do número de subnutridos até o ano de 2015. Para cumprir a meta, daqui três anos este número terá de estar em cerca de 400 milhões de pessoas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página