Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/01/2012 - 06h17

Presidente da China promete cooperar com comunidade internacional em 2012

Publicidade

DA EFE

O presidente da China, Hu Jintao, prometeu neste domingo, durante seu discurso de Ano Novo, que em 2012 Pequim manterá "intercâmbios de amizade" com outros países e participará positivamente na comunidade internacional mediante a cooperação.

No pronunciamento, emitido pela Rádio Nacional da China e pelo canal estatal CFTV, Hu ressaltou que o ano que começa requereria "uma aceleração da transformação do desenvolvimento econômico do país que exigirá ajustes estruturais".

Apesar disso, a China vai continuar buscando um "crescimento econômico relativamente rápido" no qual deverá combater, como em 2011, os perigos da inflação.

Como em exercícios anteriores, Hu se referiu no discurso a Taiwan e destacou que a China seguirá "impulsionando um desenvolvimento pacífico das relações através do Estreito de Formosa e buscando o benefício mútuo dos compatriotas de ambos os lados".

No campo exterior, Hu assegurou que em um mundo no qual aumenta a multipolaridade e a globalização, "onde os países cada vez são mais interdependentes", a China já está ativamente envolvida na comunidade internacional, a fim de impulsionar o crescimento da economia global.

"A instabilidade e a incerteza em uma recuperação da economia mundial aumentam, os assuntos internacionais e regionais se sucedem um após o outro, e a paz e o desenvolvimento do mundo enfrentam oportunidades e desafios sem precedentes", acrescentou.

"Sempre que os países juntam esforços, o mundo terá um futuro melhor e o bem-estar de seus povos melhorará", terminou o presidente, que vai deixar a liderança do Partido Comunista da China no próximo mês de outubro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página