Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/01/2012 - 07h41

Irã anuncia lançamento de mísseis em manobras navais

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Marinha iraniana lançará neste domingo em suas manobras navais --denominadas Velayat 90-- diferentes tipos de mísseis, anunciou seu comandante, o almirante Habibolah Sayari, em declarações à agência oficial de notícias iraniana Irna.

"Entre hoje e amanhã serão disparados diferentes tipos de torpedos, mísseis de superfície-superfície, terra-mar em direção a alvos hipotéticos", disse o alto comando militar.

O porta-voz das manobras navais, almirante Mahmoud Moussavi, informou à agência Irna que estes mísseis "já foram testados com sucesso anteriormente".

No sábado (31), o Irã decidiu adiar testes com mísseis de longo alcance no golfo Pérsico e assinalou que estava pronto para novas conversas sobre seu controvertido programa nuclear.

A mídia estatal do Irã divulgou inicialmente que os mísseis de longo alcance teriam sido lançados durante exercícios navais, uma postura que poderia aborrecer o Ocidente devido às ameaças de Teerã de interromper uma rota de tráfego de petróleo importante no Golfo.

Mas o vice-comandante da Marinha, Mahmoud Mousavi, negou ao canal de língua inglesa Press TV que os mísseis foram disparados. "O teste de lançamento de mísseis será realizado nos próximos dias", disse Mousavi.

Abdollah Arab Koohsar/Reuters
Navio de guerra pertencente à Quinta Frota dos EUA cruza o estreito de Ormuz em meio a clima de tensão com Irã
Navio de guerra pertencente à Quinta Frota dos EUA cruza o estreito de Ormuz em meio a clima de tensão com Irã

Também no sábado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promulgou o novo orçamento da Defesa, no valor de US$ 662 bilhões, além de novas e duras sanções contra o banco central e o setor financeiro do Irã, em um movimento que poderá aumentar a tensão entre Washington e Teerã.

As medidas, que visam a castigar a República Islâmica por seu programa nuclear, foram incluídas em uma proposta de lei de Defesa que, segundo as autoridades americanas, foi assinada por Obama, apesar das reservas sobre seu impacto na política do Irã de determinar a prisão de suspeitos de terrorismo.

Os exercícios navais iranianos coincidiram com o aumento da tensão sobre o programa nuclear de Teerã com Washington e seus aliados. A União Europeia disse que considerava uma proibição --já posta em vigor nos Estados Unidos-- sobre as importações do maior produtor de petróleo do mundo.

Analistas dizem que os relatos conflitantes sobre o teste com míssil têm por objetivo lembrar o Ocidente das consequências se arriscasse aumentar a pressão sobre o Irã por seu programa nuclear, que o Ocidente diz que visa à construção de bombas nucleares. Teerã rejeita essa acusação.

MANOBRAS NAVAIS

O Irã começou no dia 24 de dezembro dez dias de manobras navais a leste do estreito de Ormuz, que liga o mar de Omã ao golfo de Aden.

Os exercícios causaram uma grande preocupação internacional, já que a Marinha iraniana planeja testar sua capacidade para fechar o estreito de Ormuz, a entrada do golfo Pérsico e ponto de saída de boa parte do petróleo mundial.

Ali Mohammadi/France Presse
Militares iranianos controlam embarcação durante exercícios navais no estreito de Ormuz, no sul do Irã
Militares iranianos controlam embarcação durante exercícios navais no estreito de Ormuz, no sul do Irã

Cerca de um terço do petróleo consumido no mundo passa em navios pelo estreito de Ormuz, um dos pontos estratégicos de maior importância do planeta.

O Irã se encontra no meio de uma polêmica por causa de seu programa nuclear, que parte da comunidade internacional, com os Estados Unidos à frente, acredita que tem uma vertente militar destinada a fabricar bombas atômicas, o que Teerã nega já que afirma que é exclusivamente civil e com objetivos pacíficos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página