Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2012 - 08h39

Alemanha tem o menor índice de desemprego em 20 anos

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM BERLIM

O número de desempregados na Alemanha ano passado foi de 2,976 milhões, o menor nível desde 1991. Segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Agência para o Emprego do país, 263 mil pessoas a menos ficaram sem emprego na comparação com 2010.

A taxa de desemprego na Alemanha fechou o ano de 2011 em 7,1% na média, com um retrocesso de 0,6 ponto percentual na comparação com 2010, quando o índice foi de 7,7%, de acordo com os dados publicados pela agência.

O nível de desemprego subiu apenas em dezembro, a 6,6%, mas os dados corrigidos com as variações sazonais deixaram a média anual em 7,1%.

"Além da conjuntura, as reformas estruturais do mercado de trabalho aumentaram claramente as possibilidades para que os desempregados encontrem um trabalho", afirma um comunicado oficial.

"O desemprego evoluiu nos últimos anos de maneira mais favorável do que teria acontecido há dez anos, em condições iguais", disse a agência.

O então chanceler socialdemocrata Gerhard Schroder impôs em 2004 profundas reformas no mercado de trabalho, reduzindo de maneira drástica o seguro-desemprego com o objetivo de estimular as pessoas sem trabalho a tentar retornar ao mercado o mais rápido possível.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página