Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2012 - 07h40

Governo anuncia mais de 3.000 mortes no Sudão do Sul

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM JUBA

Mais de 3.000 pessoas morreram em confrontos religiosos na semana passada no Estado de Jonglei, no Sudão do Sul, afirmou nesta sexta-feira o chefe da administração da região de Pibor, cenário dos massacres.

"Contamos os mortos e calculamos que até agora morreram 2.182 mulheres e crianças, assim como 959 homens", afirmou por telefone Joshua Konyi.

O balanço não foi confirmado até o momento por outra fonte. A ONU afirma que dezenas ou centenas de pessoas morreram na região.

Na semana passada, 6.000 jovens armados da tribo Lu Nuer avançaram para a localidade de Pibor e seus arredores, habitados pela tribo Murle, que acusam de ter roubado gado.

Eles só deixaram a região quando o Exército do Sudão do Sul abriu fogo. Confrontos e vinganças são frequentes nas duas tribos há muitos anos por questões relacionadas à propriedade de gado.

"De fato tivemos vítimas, mas não dispomos de detalhes e neste momento não podemos confirmar o que disse o chefe da administração local", afirmou o ministro da Informação do Estado de Jonglei, Isaac Ajiba.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página