Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2012 - 11h37

China defende que Irã pode fazer uso pacífico de energia nuclear

Publicidade

DA EFE, EM PEQUIM

A China disse nesta segunda-feira que o Irã, como signatário do TNP (Tratado de Não Proliferação Nuclear), tem direito ao uso pacífico da energia nuclear cumprindo as obrigações internacionais, e acrescentou que "o conflito iraniano não será resolvido com as sanções".

Segundo o porta-voz oficial do Ministério das Relações Exteriores chinês, Liu Zhenmin, "a posição da China é muito clara: a solução só virá pelo diálogo e a negociação".

O porta-voz chinês afirmou que Pequim não considera que a cooperação energética (compra de petróleo iraniano) que a China e o Irã mantêm possa ser afetada pelas resoluções da ONU "já que é regular, transparente e obedece às leis do mercado".

Apenas cinco países do TNP têm a posse de armas nucleares: os Estados Unidos (assinou o tratado em 1968), o Reino Unido (1968), a França (1992), a extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (1968, substituída pela Rússia), e a China (1992), por serem os únicos que fizeram teste nuclear até 1967, além de serem membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página