Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2012 - 09h52

Secretário americano se reúne com partido islâmico no Egito

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O subsecretário de Estado norte-americano, William Burns, se reuniu nesta quarta-feira no Cairo com os líderes do PLJ (Partido da Liberdade e da Justiça). A agremiação, que ganhou os dois primeiros turnos das eleições para a Câmara baixa do país, é oriunda do grupo Irmãos Muçulmanos.

O encontro faz parte de uma viagem de Burns ao Egito. No país, esteve com altos funcionários do governo de transição, políticos, dirigentes empresariais e militantes. O diálogo com o partido acontece apesar das preocupações que o governo americano possui em relação às atitudes deste movimento islâmico em relação ao respeito às mulheres, às minorias e a Israel.

A agremiação islâmica é apontada como a vencedora do terceiro e último turno da eleição para a Câmara Baixa, que pretende substituir 43 de 498 integrantes da casa. Também é vista como favorita para o pleito para as vagas da Câmara Alta do país.

PROIBIÇÃO

Autoridades egícpias proibiram nesta quarta-feira a saída do país do líder opositor e candidato presidencial Ayman Nur, acusado de incentivar as últimas rebeliões ocorridas no centro do Cairo.

O presidenciável prestou depoimento na terça (10) após duas testemunhas apontarem que ele promoveu os protestos, que provocaram a morte de 17 pessoas e ferimentos em mais de mil.

Segundo o candidato, ele não conhecia os jovens ouvidos e que as acusações não passam de rumores. Ele ficou surpreendido com a decisão e diz que recorrerá à Justiça.

Nur tenta chegar à presidência egípcia pela segunda vez, depois de ter conseguido 7% dos votos nas eleições de 2005. Com o resultado, tornou-se o principal rival do ex-ditador Hosni Mubarak. Ele lamenta que a situação não tenha mudado com a junta militar que governa o país desde fevereiro de 2011.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página