Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2012 - 09h33

Forças sauditas matam manifestante em província petrolífera

Publicidade

DA REUTERS, EM DUBAI

Forças de segurança sauditas mataram um jovem manifestante e feriram outros três na Província Oriental do país, região produtora de petróleo onde vive uma grande população da minoria xiita, disseram nesta sexta-feira ativistas e sites na Internet.

A Arábia Saudita, a maior exportadora de petróleo do mundo, é sensível a qualquer instabilidade ligada aos xiitas na Província Oriental. Segundo as autoridades, os conflitos podem estar sendo fomentados pelo Irã, um país xiita, em uma tentativa de desestabilizar a região do Golfo Pérsico. O Irã nega tal envolvimento.

Segundo um site xiita de notícias, forças de segurança sauditas abriram fogo na noite de quinta-feira depois que manifestantes atiraram pedras contra um veículo da polícia em Awamiya, um vilarejo da Província Oriental.

O site também divulgou uma foto de Essam Mohamed Abu Abdallah, 22, supostamente morto por disparos das forças de segurança. No entanto, um ativista disse que o protesto era pacífico.

O site Rasid também afirmou que forças de segurança interditaram as entradas para o vilarejo depois de confrontos entre moradores locais e forças de segurança. O Ministério do Interior saudita não estava imediatamente disponível para comentar.

O reino governado por sunitas --majoritários no país-- afirma que a população xiita é de 1,3 milhão, num total de 19 milhões de habitantes. De acordo com grupos defensores de direitos humanos, há cerca de 2 milhões de xiitas na Arábia Saudita.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página