Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2012 - 11h25

Calderón alerta que narcotráfico ameaça eleições presidenciais

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

O presidente do México, Felipe Calderón, disse na quinta-feira estar preocupado que o crime organizado e o tráfico de drogas afetem as eleições presidenciais, marcadas para 1º de julho. O ministro do Interior do México, Alejandro Poire, acrescentou que foi negociado um acordo com as autoridades eleitorais para enfrentar tais ameaças.

O governo Calderón firmou um acordo com o Instituto Federal Eleitoral para ampliar o sistema de segurança na tentativa de prevenir os riscos ao processo eleitoral. "Teremos um processo eleitoral em paz com segurança e tranquilidade, mas temos que trabalhar duro para isso", disse Poire.

O PRI (Partido Revolucionário Institucional), que lidera as pesquisas para a eleição presidencial, anunciou uma proposta para localizar envolvidos no narcotráfico nas campanhas eleitorais e informar às autoridades eventuais suspeitas.

Segundo o partido, é fundamental exigir antecedentes criminais e informações sobre investigações dos suspeitos. Por enquanto, o PRI foi o único partido a emitir uma proposta específica, que planeja criar um comitê interno para acompanhar o assunto.

No México, atuam pelo menos 12 grandes cartéis de tráfico de drogas, armas e pessoas. O governo Calderón declarou guerra a esses grupos organizados, mas a ação deles é contínua e ameaça a segurança nacional, principalmente nas áreas de fronteira com os Estados Unidos.

Esses grupos atuam também como intermediadores para a entrada de imigrantes ilegais mexicanos que nos Estados Unidos. De acordo com dados oficiais, nos últimos seis anos, mais de 47 mil pessoas morreram no México devido às ações de grupos organizados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página