Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2012 - 16h39

Confrontos violentos deixam nove mortos na capital da Somália

Publicidade

DA REUTERS, EM MOGADÍSCIO

Militantes somalis em jipes com baterias antiaéreas entraram em confronto neste domingo com forças da União Africana (AU) pela segunda noite seguida em Mogadíscio, matando pelo menos nove pessoas, incluindo mulheres e crianças, disse no domingo uma pessoa das equipes de resgate.

As tropas da AU lançaram uma nova ofensiva contra Shabaab na sexta-feira, ocupando posições rebeldes perto da capital, pela primeira vez. Porém, os insurgentes contra-atacaram.

No sábado, eles atingiram um posto de controle militar do governo, conhecido como "Ex-control" e localizado em um subúrbio ao noroeste da cidade costeira. Soldados das forças Amisom, da AU, repeliram o ataque.

Somalis, vítimas da fome e das duas décadas de guerra civil, e que buscavam refúgio em acampamentos para pessoas desalojadas, ficaram no meio do fogo cruzado.

"Pelo menos nove pessoas desalojadas, a maioria mulheres e crianças morreram nos campos perto da antiga embaixada americana na sexta-feira e no sábado", disse à Reuters o coordenador dos serviços de resgate da cidade, Ali Musa.

O Ex-control é um posto de controle estrategicamente importante. Na periferia de Mogadíscio, é a última barreira controlada pelo governo, na estrada que vai para o sul, em direção a Afgoye, um reduto rebelde, localizado a cerca de 30 quilômetros da capital.

"Nessas duas noites, o Shabaab chegou perto, com armas antiaéreas montadas em caminhões, mas nós os repelimos", declarou o porta-voz do contingente da AU do Burundi, Ndayiragije Come.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página