Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2012 - 12h24

Papua Nova Guiné retoma controle de governo após sublevação de militares

Publicidade

DA EFE, EM AUCKLAND

O primeiro-ministro de Papua Nova Guiné, na Oceania, Peter O'Neill, declarou finalizada a revolta de um reduzido grupo de soldados que pretendia restituir Michael Somare à chefia do governo nesta quinta-feira, informou a rádio do país.

O'Neill indicou em mensagem que a calma havia retornado na capital Port Moresby depois que os soldados leais ao governo retomaram o controle do quartel-general da Forças Armadas e seu chefe, o general Francis Agwi, foi libertado pelos militares rebeldes.

Na manhã desta quinta (noite de quarta no Brasil), cerca de 20 militares armados, liderados pelo coronel retirado Yaura Sasa, haviam irrompido no quartel de Taurama e depois se dirigiram à sede das Forças Armadas, o quartel de Murray, onde capturaram o chefe militar, o general Agwi, informou a emissora australiana "ABC".

Após esta ação, Sasa fez um chamado ao chefe do Estado, o governador-geral Michael Ogio, para que restituísse Somare ao poder, e se autoproclamou chefe das Forças Armadas.

O primeiro-ministro O'Neill apontou em entrevista coletiva transmitida pela imprensa do país que foi aberta uma investigação para apurar responsabilidades, embora não tenha citado nem o ex-coronel Sasa, nem Somare.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página