Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2012 - 04h27

Papua Nova Guiné concede liberdade a chefe militar golpista

Publicidade

DA EFE

O chefe militar da fracassada tentativa de golpe contra o governo de Papua Nova Guiné na semana passada foi posto em liberdade condicional nesta quarta-feira após pagar fiança, informou a imprensa do país.

Yaura Sasa, o coronel aposentado que no comando de 20 soldados assaltou na última quinta-feira o quartel-general das Forças Armadas, depositou no Tribunal Nacional o equivalente a US$ 1.100, segundo a emissora "ENTV".

O ministro da Justiça, George Manuhu, disse ao canal que o ex-coronel deverá permanecer em Port Moresby, a capital papua, e apresentar-se toda semana à Justiça enquanto o governo prepara o decreto da anistia oferecida aos sublevados em troca da deposição de suas armas.

A tentativa golpista, que fracassou poucas horas depois de os militares amotinados invadirem o quartel-general das Forças Armadas, faz parte da grave crise política aberta em Papua Nova Guiné devido à luta entre Michael Somare e Peter O'Neill pelo cargo de primeiro-ministro.

Sasa, que após perpetrar a ação assegurou que fora designado novo chefe das Forças Armadas por Somare, acabou detido no fim de semana passado e acusado de incitar o levantamento.

Em agosto, quando Somare estava em Cingapura para ser tratado de uma doença cardíaca, o Legislativo resolveu nomear O'Neill o novo primeiro-ministro.

Um mês depois, Somare retornou a Papua Nova Guiné e ao tentar recuperar o cargo respaldado por uma decisão do Tribunal Supremo a seu favor, o governo liderado por O'Neill aprovou uma lei autorizando a destituição de seu antecessor.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página