Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2012 - 04h50

Ataque aéreo mata 13 supostos rebeldes no Paquistão

Publicidade

DA EFE

Pelo menos 13 pessoas morreram em um ataque aéreo registrado na região tribal de Orakzai, no noroeste do Paquistão, informaram fontes oficiais nesta quarta-feira.

A emissora "Khyber" assegurou, a partir de fontes locais, que o ataque fora produzido por um avião espião dos Estados Unidos ontem à noite, mas uma fonte policial e um funcionário de Orakzai disseram que os autores do bombardeio foram aeronaves de combate paquistanesas.

"Os aviões atacaram os insurgentes ontem à noite e provocaram a morte de 13 deles", explicou a fonte policial, que pediu anonimato.

Um responsável da administração pública desta região tribal paquistanesa - a única das sete que não limita com o Afeganistão - confirmou que durante as últimas 24 horas não aconteceu ataque algum de 'drones' americanos.

O bombardeio aconteceu após dias de intensos combates entre forças governamentais e grupos insurgentes tanto em Orakzai como na região tribal vizinha de Kurram.

Ontem, uma fonte militar confirmou a morte de oito soldados e 35 insurgentes em enfrentamentos armados em Kurram.

Os Estados Unidos lançam a maioria de seus 'drones' nas fortificações talibãs paquistanesas do Waziristão do Norte e do Sul, embora Orakzai também já tenha sido atacada.

Na terça-feira o Paquistão qualificara de "inaceitáveis" esses ataques, horas depois de o presidente dos EUA, Barack Obama, ter reconhecido pela primeira vez que seu país os promove contra a Al Qaeda e seus filiados no noroeste paquistanês, na fronteira com o Afeganistão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página