Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2012 - 05h11

Israel: Likud referenda Benjamin Netanyahu como líder

Publicidade

DA EFE

O partido governante em Israel, o Likud, referendou Benjamin Netanyahu como seu líder e aspirante ao cargo de primeiro-ministro nas próximas eleições gerais, após o anúncio dos resultados das primárias realizadas nesta terça-feira em todo o país.

Apuradas quase todas as cédulas, o atual primeiro-ministro israelense obteve 74% dos votos, enquanto seu rival, o ultradireitista Moshe Feiglin, alcançou 24%, informou a imprensa local na manhã desta quarta.

"Agradeço a todos pela confiança e o renovado apoio", disse Netanyahu em um breve ato nos Jardins de Exposições de Tel Aviv, onde foi realizada a apuração.

Cerca de 50% dos 125 mil filiados ao Likud exerceram seu direito de votar em um pleito no qual o resultado já era esperado e que esteve focado no debate sobre a influência de círculos radicais dentro do partido governante.

"Hoje venceu o verdadeiro Likud. Seguiremos governando com responsabilidade", declarou Netanyahu sobre a crescente presença de militantes residentes nas colônias nas fileiras de seu partido.

A televisão israelense informou ontem à noite que ao redor de 30% dos militantes do Likud são colonos e que seu voto será decisivo quando o partido eleger a lista de deputados para o pleito.

As primárias do partido governante são o preâmbulo de um processo eleitoral iniciado em Israel e que terá continuidade em março com o pleito interno do partido Kadima, que atualmente é presidido pela ex-ministra das Relações Exteriores Tzipi Livni.

Israel deve realizar eleições gerais no início de 2013, mas o mais provável é que o pleito seja antecipado para este ano, segundo a opinião dos especialistas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página