Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2012 - 08h24

Ministro japonês pede que BC local afrouxe política monetária

Publicidade

DA REUTERS, TÓQUIO E TAKAMATSU

Os ministros da Economia e das Finanças do Japão aumentaram a pressão sobre o banco central do país nesta quinta-feira para que a autoridade considere afrouxar ainda mais a política monetária.

A pressão cresceu conforme o iene volta a níveis que levaram Tóquio a intervir nos mercados de câmbio no ano passado para proteger a economia, dependente de exportações.

O vice-presidente do Banco do Japão, Hirohide Yamaguchi, disse não ver necessidade de mais estímulo monetário no momento.

A autoridade monetária, porém, pode enfrentar crescentes pedidos para que ofereça mais estímulos para ajudar exportadores durante qualquer período prolongado de contração, mesmo tendo opções limitadas para dar suporte à economia.

"As compras de iene têm se fortalecido, puxadas por movimentos de curto prazo e especulativos, devido a expectativas de que as taxas de juros nos Estados Unidos permaneçam baixas até 2014", disse a parlamentares o ministro das Finanças do país, Jun Azumi.

O ministro da Economia, Motohisa Furukawa, também pediu que o banco central garanta que as taxas de juros reais continuem baixas, conforme a promessa do Fed (Federal Reserve, banco central americano) de manter sua taxa nominal de juros perto de zero por quase mais três anos derruba o dólar frente ao iene.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página