Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2012 - 01h32

Desemprego domina discurso republicano na véspera das primárias de Nevada

Publicidade

DA EFE

Os pré-candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos afinaram nesta sexta-feira seus ataques na véspera das primárias de Nevada, um estado castigado pelo desemprego e no qual Mitt Romney desponta como favorito nas pesquisas.

O último dia de campanha antes das assembleias populares de sábado coincidiu com o anúncio que o desemprego nos EUA caiu em janeiro ao nível mais baixo em três anos (8,3%).

Favorecido pelas pesquisas, que lhe outorgam 45% do respaldo dos republicanos do estado, Romney se concentrou hoje em tentar evitar os lucros políticos que o número de desemprego possa ter para o presidente Barack Obama, que tentará a reeleição nas eleições de novembro.

"Infelizmente, estes números não podem ocultar o fato de que as políticas do presidente Obama impediram uma recuperação econômica verdadeira. Podemos fazer melhor", disse em comunicado o ex-governador de Massachusetts.

Os dados de desemprego eram esperados com especial interesse em Nevada, estado com o índice de desemprego mais alto de todo o país: 12,6%, segundo números de dezembro.

Embora Obama tenha vencido no estado em 2008, o Comitê Nacional Republicano ressalta que "em três anos, a paisagem no estado mudou muito".

"Cerca de 82 mil empregos desapareceram em Nevada durante o Governo de Obama e os habitantes do estado passaram 53 meses com a maior taxa de execuções hipotecárias do país", destacou o diretor político do comitê republicano, Rick Wiley.

Os novos números também não convenceram o pré-candidato Rick Santorum, que tenta dar um impulso a sua abatida campanha nos estados que realizarão primárias na terça-feira: Minnesota, Colorado e Missouri.

"Não vamos ver descer substancialmente o desemprego de novo a não ser que demos a volta a esta economia e façamos com que volte a crescer", ressaltou Santorum durante uma visita a um restaurante em Hannibal (Missouri).

Mais afastado desse tema esteve Newt Gingrich, concentrado em recuperar a liderança nas enquetes frente a Romney, a quem acusou hoje de ser uma versão descafeinada de Obama.

"Não é suficiente para o Partido Republicano nomear um Obama light", afirmou o ex-presidente da Câmara baixa perante uma centena de simpatizantes em um clube de música em Las Vegas.

Já Ron Paul se esforçou em multiplicar seus atos de campanha nas localidades rurais de Nevada, onde a população é mais aberta às suas ideias libertárias.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página