Publicidade
Publicidade
Nevascas paralisam a Europa; mortos já são quase 300
Publicidade
DA FRANCE PRESSE, EM KIEV
Vários países da Europa estavam praticamente paralisados neste domingo por causa da onda de frio e das intensas nevascas que nos últimos dias provocaram a morte de quase 300 pessoas e deixaram povoados sob a neve.
O registro de vítimas aumenta a cada dia. Hoje, chegava a 297 mortos, em sua maioria no leste do continente europeu, principalmente na Ucrânia e na Polônia, os dois países mais afetados, que somam 184 vítimas.
Na Ucrânia, as autoridades indicavam neste domingo 131 mortos e cerca de 2.000 pessoas hospitalizadas. Os postos temporários de socorro, com aquecimento e comida, já receberam mais de 75 mil pessoas nos últimos dias.
| Cesar Manso/France Presse | ||
![]() |
||
| Homem caminha em parque na Espanha; número de mortos por causa do frio se aproxima de 300 na Europa |
Neste domingo, a temperatura era de cerca de 10º C abaixo de zero em Kiev, depois de ter chegado a -30 durante a noite.
Já na Polônia os termômetros registraram 22º C abaixo de zero no sábado à noite no nordeste do país, onde o frio matou oito pessoas, elevando o total para 53.
A maior parte das vítimas é de moradores de rua, muitos deles alcoólatras. A capital da Bósnia, Sarajevo, estava neste domingo praticamente paralisada, coberta por mais de um metro de neve. Somente as avenidas principais e algumas poucas ruas do centro estavam transitáveis.
Os presidentes da Croácia e da Sérvia, respectivamente Ivo Josipovic e Boris Tadic, ficaram bloqueados momentaneamente em uma estação de esqui.
O registro na manhã deste domingo na Sérvia era de nove mortos e um desaparecido.
Na Romênia, seis novas mortes foram confirmadas neste domingo, elevando o total para 34 nos últimos dias.
No restante da Europa, 15 mortes foram registradas na Lituânia, dez na Letônia, seis na República Tcheca, quatro na Áustria, duas na Croácia e na Grécia, e uma na Eslováquia, Montenegro e Macedônia.
A situação era menos grave no oeste do continente.
O frio intenso persistia na França neste domingo, enquanto que na Itália, a capital, Roma, estava coberta de neve.
A noite de sábado foi a mais fria deste inverno na Alemanha, onde as ilhas turísticas de Juist e Wangerooge estavam completamente isoladas.
O Reino Unido também foi afetado, com uma camada de neve de mais de 16 cm em Suffolk (leste) que obrigou várias pessoas a passar a noite no interior de seus automóveis, bloqueados pela nevasca.
+ Canais
- Conheça a página da Folha Mundo no Facebook
- Acompanhe o blog Pelo Mundo
- Acompanhe a Folha Mundo no Twitter
- Acompanhe a Folha no Twitter
+ Notícias em Mundo
- Especialista em geopolítica tenta prever os próximos dez anos
- Vencedor do Pulitzer narra a história do petróleo; leia trecho
- Ex-delegado do Dops dá nome aos bois
- 'Bota o retrato do velho outra vez'; chega nova biografia de Getúlio
- Covardia é o pior dos vícios, diz Pondé
- Livro destrói mito do bom selvagem e relata guerras pré-históricas
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Trabalhadores presos morrem após explosão de túnel no Japão
- Incidentes dão fôlego a onda de xenofobia em cidades da China
- Subemprego cresce entre jovens nos EUA
- Seis crianças morrem em bombardeio da Otan no Afeganistão
- Oposição síria denuncia confrontos em Damasco, antes da visita de Annan
+ Comentadas
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.









Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV