Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2012 - 14h47

Irã diz que pode atingir alvos dos EUA se for atacado

Publicidade

DA REUTERS, EM MOSCOU

O Irã é capaz de lançar ataques militares contra alvos norte-americanos em todo o mundo caso seja atacado pelos Estados Unidos, disse o embaixador do país em Moscou nesta quarta-feira.

Os EUA tentaram forçar Teerã a abandonar seu programa nuclear impondo sanções contra o banco central iraniano e dando aos bancos norte-americanos novos poderes para congelar os bens do governo iraniano.

O embaixador do Irã em Moscou disse que os EUA estariam cometendo um "erro grave" se arriscassem um ataque militar contra o segundo maior exportador de petróleo da Opep.

Washington não anunciou tais planos, mas disse que uma opção militar estava sempre sobre a mesa se o Irã não fosse impedido de outra forma de desenvolver armas atômicas.

"Os americanos sabem que tipo de país é o Irã. Eles estão bem cientes da unidade de nosso povo", disse o embaixador iraniano Seyed Mahmoud-Reza Sajjadi em uma coletiva de imprensa em Moscou.

"É por isso que o Irã é totalmente capaz de fazer ataques retaliatórios contra os Estados Unidos em qualquer lugar do mundo", disse.

"Mesmo se atacarem, temos uma lista de contra-ações. (Os Estados Unidos) ficariam desapontados com seu erro enorme".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página