Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2012 - 16h58

Chefe do Estado-Maior dos EUA chega ao Egito em meio à tensão bilateral

Publicidade

DA EFE

O chefe do Estado-Maior dos Estados Unidos, general Martin Dempsey, se reuniu neste sábado no Cairo com o líder da Junta Militar do Egito, marechal Hussein Tantawi, em um encontro no qual, segundo a imprensa estatal, estudaram "os profundos laços estratégicos entre Washington e Cairo".

Dempsey, que iniciou hoje uma visita de vários dias ao país árabe, também se reuniu com seu colega egípcio, general Sami Anan, e com outros membros do Conselho Supremo das Forças Armadas.

O general americano aterrissou no Egito em um momento de tensão entre os dois países depois que, há uma semana, o ministério da Justiça egípcio decidiu processar 43 trabalhadores de várias organizações não-governamentais, entre eles 19 americanos.

As autoridades egípcias os acusam de captar fundos estrangeiros para financiar suas atividades, algo proibido na legislação local.

Entre os acusados está o filho do secretário de Transportes dos EUA, Sam Lahood, a quem as autoridades egípcias proibiram de deixar o país no final de janeiro.

Na quarta-feira passada, um dos magistrados encarregados do caso, Sameh Abu Sid, declarou em entrevista coletiva que essas organizações "não são organismos da sociedade civil", mas se dedicam a assuntos políticos e funcionam de "maneira ilegítima".

Os EUA ameaçaram revisar sua ajuda externa ao Egito, que chega a US$ 1,3 bilhão em assistência militar e US$ 250 milhões em ajuda econômica ao ano.

Khalil Hamra/Efe
Chefe do Estado-Maior dos Estados Unidos em reunião com o líder da Junta Militar do Egito
Chefe do Estado-Maior dos Estados Unidos em reunião com o líder da Junta Militar do Egito
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página