Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2012 - 18h29

Mais de 40 convidados internacionais observarão primárias na Venezuela

Publicidade

DA EFE

Mais de 40 observadores de 18 países da América e da Europa estarão em Caracas para acompanhar o processo de primárias da oposição venezuelana neste domingo, informou neste sábado a presidente da Comissão Eleitoral da aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), Teresa Albanes.

"Temos convidados do Brasil, Colômbia, Nicarágua, México, Chile, Holanda, Aruba, Bolívia, Guatemala, Paraguai, Argentina, Equador, El Salvador, Noruega, Estados Unidos, Áustria, Espanha e Portugal", disse Albanes a jornalistas, acrescentando que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) convidou outros observadores.

"O CNE também convidou pessoas de outros países para que também observem este processo, o que nós apoiamos. Dessa maneira, este vai ser um processo muito bem cuidado por nossos convidados e também pelos convidados do CNE", ressaltou a presidente da Comissão Eleitoral da MUD.

Mais cedo, Albanes havia afirmado à agência Efe que cinco membros de diferentes partidos políticos da Bolívia chegariam a Caracas pois "têm muito interesse neste processo eleitoral".

Além disso, apontou que há muitos diplomatas das embaixadas de outros países na Venezuela que também foram credenciados para olhar de perto o pleito.

Os observadores se espalharão pelos 3.800 centros de votação que estarão dispostos em todo o país para as primárias de amanhã, nas quais se elegerá o oponente do presidente Hugo Chávez nas eleições presidenciais de outubro.

"O que estamos demonstrando é que há uma grande mobilização no país e há uma grande mobilização em outros países, no sentido de querer observar este processo inédito", concluiu Albanes.

Fernando Llano/Associated Press
Pedestres passam por cartazes eleitorais em Caracas; Venezuela escolherá amanhã opositor de Chávez nas próximas eleições
Cartazes eleitorais em rua de Caracas; Venezuela escolherá amanhã opositor de Chávez nas próximas eleições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página